Cédula Profissional Nº 1054
A vida nem sempre é fácil. Pode ser vista como uma experiência de alta complexidade, que nos possibilita desafios, conquistas, entusiasmo, momentos de felicidade mas também de sofrimento ou vontade de mudança e transformação.
Felizmente, e talvez na maior parte das situações, dispomos de mecanismos e estratégias de equilibração que nos permitem manter uma certa qualidade de vida.
Noutras alturas, por alguma razão, esse processo é difícil de ser posto em marcha e é aí que podemos procurar ajuda especializada.
A Psicologia Clínica, nestes casos, visa possibilitar caminhos de transformação quer nas vivências, na relação com os outros e com o próprio, nos medos e desejos, na auto-estima, no desamparo e no desespero mas também na facilitação e desenvolvimento dos projectos de vida.
ABORDAGEM INTEGRATIVA
A abordagem integrativa tem vindo, a partir dos anos 80, a ganhar relevância a nível internacional mas também em Portugal, sobretudo desde a entrada no Séc. XXI. Baseia-se numa atitude terapêutica que consiste em partir da realidade do paciente, tendo em conta as suas dificuldades e objectivos, adequando-a às técnicas ou modelos de que o terapeuta utiliza. Não se trata portanto de mais um modelo (entre as centenas existentes) mas de uma nova visão, mais contemporânea, de trabalhar a vivência psicológica da pessoa.
No meu caso, quer as técnicas e visões mais psicanalíticas, comportamentais ou existenciais, vão sendo exploradas e construídas juntamente com o paciente. A relação terapêutica é trabalhada como ferramenta fundamental e alternativa às vivências mais difíceis e dolorosas ou simplesmente como veículo potenciador de um desenvolvimento afectivo e cognitivo mais conforme com a pessoa
1992 Licenciatura em Psicologia (Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação - Univ. Lisboa)
1996 Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA) - Orientação de Carlos Amaral Dias
2006 Doutoramento em Psicologia e Etologia (Dep. de Psiquiatria e Psicobiologia Clínica - Univ. Barcelona) - Orientação de Joaquim Veá e Mateo Escobar
Ao longo de mais de 20 anos tenho desenvolvido um trabalho variado na área da Psicologia Clínica, sobretudo com adultos e adolescentes. A minha formação, realizada em Lisboa, Barcelona e Sheffield, inclui temáticas ligadas à Psicanálise, Hipnoterapia, Comportamentalismo e Etologia. A partir das necessidades dos pacientes fui, com o tempo, descobrindo a importância de me desligar de modelos pré-concebidos e tentar abordagens mais integradas, mais conformes com os objectivos das pessoas.
Paralelamente à actividade clínica fui professor universitário em Portugal (Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) orientando vários estudantes de mestrado e doutoramento e em Angola (Universidade Agostinho Neto, Universidade Católica de Angola e Universidade Óscar Ribas) orientando estudantes de licenciatura, quer em investigação quer em ambiente clínico no Hospital Maria Pia/Josina Machel.
Entre 2003 e 2012 dirigi a Clínica Contemporânea onde, com o Professor António Coimbra de Matos, levamos a cabo o Curso de Especialização em Psicoterapia (CEPSI)
Tratamentos:
Especialidades/Terapias/Abordagens:
Atende a: Adolescentes, Adultos
Terapia: Individual
Idiomas que fala: English, Español, Português
Sessão: 40
Área geográfica Lisboa, Misericórdia
Direção Rua da Paz, 1 1200-319