Atividade Clínica:
Experiência profissional em avaliação psicológica e acompanhamento psicológico, com crianças, jovens e adultos, nos contextos hospitalar (Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital Pulido Valente), escolar (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Território Educativo de Intervenção Prioritária) e privado (AIR Care Centre - Centro de Reabilitação Respiratória da Linde Healthcare, entre outros).
- Abordagem:
A minha prática clínica inscreve-se na relação terapêutica, uma vez que é na e pela mesma que se operam transformações internas, se investida emocionalmente e de intensa confiança. Como tal, visa-se a construção de um espaço securizante, de escuta e de aceitação incondicional da pessoa do cliente, condição "sine qua non" para que este possa pensar-se, sentir e ressignificar a sua experiência e, consequentemente, possa romper as suas barreiras internas e metamorfosear-se.
É privilegiada a compreensão da pessoa como um todo, na sua singularidade, em situação e em evolução, considerando-a como um ser único, razão pela qual são exploradas todas as variáveis que a afetam, nomeadamente a história pessoal, o passado, os desejos, as esperanças face ao futuro, os sonhos, os valores, os afetos, as relações significativas, etc. O futuro e, sobretudo, o presente são tão ou mais importante do que o passado e os recursos e qualidades são tão ou ou mais importantes do que os handicaps.
Ademais, o trabalho psicoterapêutico, que se pretende colaborativo, centra-se na exploração de emoções e vivência das mesmas, quer na relação terapêutica, quer nas relações atuais e passadas da pessoa, bem como na identificação e apropriação dos seus aspetos positivos e expansão de capacidades e potenciais.
Não obstante o facto da minha formação de base ser psicodinâmica, na minha práxis procuro integrar vários modelos psicoterapêuticos - abordagem integrativa -, em função das idiossincrasias e da problemática do cliente.
"O Homem, enquanto animal simbólico, precisa ser contido na concha simbólica da linguagem (…) A dor procura o outro, procura escuta, contacto, palavras, uma linguagem que a contenha e que a torne suportável, procura sentido para poder ser sentida." (Manuela Fleming)
Mestrado em Psicologia, na Área de Subespecialização de Psicologia Clínica, pelo ISPA-IU, com Média Final de 18 valores.
- Tese de Mestrado (Classificação: 20 valores): "Vivências Psicológicas, Questões Existenciais e Estratégias de Coping na Pessoa em Situação de Cuidados Paliativos": **** **** repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/2486/1/12592.pdf
- Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
Tratamentos:
Especialidades/Terapias/Abordagens:
Atende a: Adolescentes, Adultos, Crianças, Idosos
Terapia: Individual
Idiomas que fala: Português
Área geográfica OUTRAS ÁREAS
Direção Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Nº 61, 3º Esq., 2400-123 Leiria