Cédula Profissional Nº 26454
Começar um processo terapêutico pode ser uma decisão difícil. Pode ter receio de não saber o que dizer, de não saber o que o terapeuta pensará sobre si ou de não conseguir conter a emoção e o choro. O que o leva a iniciar uma psicoterapia pode ter diferentes naturezas. Por exemplo, poderá apresentar problemas ao nível da ansiedade, sinais de tristeza e isolamento, dificuldades em relacionar-se com os outros, ou até, querer desenvolver o seu autoconhecimento.
Nas sessões são abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos, assim como a forma como se vê a si mesmo, os outros e o mundo. Também há espaço para pensar nas questões que mais nos afligem enquanto seres humanos: o amor, as relações, o sofrimento e a morte. O processo psicoterapêutico é colaborativo e dinâmico, assim, irá com o terapeuta dar significado às suas experiências, elaborando uma nova narrativa para a sua vida.
Todos nós encontramos mecanismos para mitigar a dor psíquica, o vazio interno, ou para evitar pensar ou sentir algo difícil. Talvez tenha aprendido a guardar tudo para si, com medo de ser um peso para os outros, ou talvez tenha-se dedicado em demasia ao trabalho por não se sentir suficiente ou valorizado na relação com os outros. A nossa história não nos condena, mas condiciona muito.
Libertamo-nos do que nos prende, na medida em que construímos o nosso valor pessoal, enfrentamos o que nos atormenta e formamos novos sentidos.
Neste processo, estabelecemos uma relação terapêutica, de afeto e cuidado, onde há uma procura de verdade, há espaço para sentir e para ser vulnerável.
É uma viagem interna, que não percorre sozinho
Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Católica Portuguesa
- Erasmus, Universitat Abat Oliba, Barcelona
- Especialização Avançada em Psicoterapia Psicanalítica, Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Unidade WMAIS - Acompanhamentos Clínicos com Adultos
- Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados, Serviço Jesuítas aos Refugiados - Apoio psicossocial e -Implementação Programa de Competências Socioemocionais
- Psicóloga na Escola Secundária Vitorino Nemésio - Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Aconselhamento Parental
- Psicóloga no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – CAFAP – InterAgir
- Psicóloga na Clínica PSICRONOS – Psicologia Clínica
- Psicóloga na Articularmente - Centro de Psicologia e Terapia da Fala
- Psicóloga no Consultório Completamente - Saúde e Educação
Tratamentos:
Especialidades/Terapias/Abordagens:
Atende a: Adultos
Terapia: Individual
Idiomas que fala: Português
Sessão: 40
Área geográfica OUTRAS ÁREAS
Direção Sessões Online